O que causa a desidratação?

Como tratar a desidratação e suas causas.

por Everson Alves

Desidratação é a falta de líquidos suficientes para manter as funções normais do organismo, ou seja, quando há menos ingestão e mais eliminação de água pelo organismo. Os corredores devem se preocupar bastante com a desidratação. Durante a corrida, o corredor perde muito líquido e é necessário se reidratar. A desidratação leva um perda da capacidade máxima da corrida.

A desidratação pode ocorrer quando há um ou mais desses sintomas: vômito, diarréia, produção excessiva de urina e sudorese excessiva (que é o caso dos atletas). Quando não é tratada, a desidratação pode provocar convulsões, lesões cerebrais e pode levar a morte.

Beba muito líquido para se hidratar. (darkpatator/flickr)

Beba muito líquido para se hidratar. (darkpatator/flickr)

A pessoa desidratada pode sentir tontura, dor de cabeça, fraqueza, fadiga, a boca seca, a pele perde a elasticidade normal, a urina e as lagrimas diminuem. A desidratação faz o volume sanguíneo diminuir e assim o coração tem que aumentar o ritmos dos batimentos. Pode ocorrer um taquicardia.

No caso dos atletas, quanto maior o calor, mais o atleta tem que se hidratar. E como as batidas do coração aumentam, o atleta não pode manter um ritmo tão rápido. Por isso é tão importante repor todo o líquido perdido. Não basta beber água apenas quando sente sede, é preciso se hidratar com frequência.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: