A postura correta e as dores nas costas

A boa postura do corpo influencia as dores nas costas.

por Everson Alves

Muita gente sofre com dores nas costas e não percebe que o problema é a postura errada. As crianças já devem ser educadas para ter uma postura correta e não sofrerem problemas quando adultos.

A postura incorreta pode ocasionar lesões de vários tipos e se não for corrigida pode se tornar irreversível em pacientes idosos. Ficar atento à postura é muito importante, no trabalho, em casa ou na hora do lazer. Caminhadas e alongamentos ajudam nos problemas de postura.

Postura e dores nas costas. (Bjørn Giesenbauer/flickr)

Postura e dores nas costas. (Bjørn Giesenbauer/flickr)

É importante observar a postura mantendo-a sempre ereta durante os trabalhos domésticos ou profissionais. A escoliose, a cifose e a lordose podem ser problemas congênitos, mas também podem ser adquiridos ao longo do tempo. Estes problemas devem ser tratados com o uso de coletes ou com fisioterapia e em último caso, com cirurgias.

Algumas profissões mantêm a pessoa numa mesma posição por um bom tempo, sentadas ou em pé. Por exemplo, os dentistas e os digitadores podem sofrer se não se preocuparem em manter a postura correta durante o dia de trabalhado. A posição do teclado, o tamanho da cadeira, a altura da mesa podem interferir na postura do trabalhador.

As crianças devem ser ensinadas a estudar, a ver TV e principalmente a jogar vídeo game ou a ficar na internet com a postura correta. As mochilas das crianças não podem pesar muito. E elas devem fazer esportes desde pequenas, os esportes aquáticos são ótimos para ter uma postura correta. Muitos anos de má postura podem causar problemas crônicos.

Evite ficar em uma posição por muito tempo porque a inatividade causa tensão muscular. Procure dormir em um colchão firme com um travesseiro adequado. Caso tenha problemas procure por um fisioterapeuta.

O tratamento de dor nas costas pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios e calor/gelo no local da dor. Ioga, alongamentos, RPG, hidroterapia e outros métodos podem ajudar na melhora da dor. O repouso é muito importante para os músculos relaxarem e evitar problemas. Exercícios indicados por um fisioterapeuta podem ajudar na postura.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: