Como lidar com as dores nos pés?

Quem corre, com certeza já sofreu alguma vez com as dores nos pés.

por Everson Alves

Dores nos pés podem diminuir seu ritmo de treinamento. Dependendo da lesão, a temporada de treinamento inteira é comprometida. E ignorar o que seus pés dizem é uma péssima ideia, isso pode levar a uma lesão mais grave. Você sabia que os pés batem no chão quase mil vezes por quilometro?

Dores óbvias ou imperfeições visíveis como unhas pretas ou calos, muitas vezes indicam desequilíbrios que podem levar a dor e posteriores lesões. Os pés são à base do corpo, cuide bem deles.

Pés são resistentes e capazes de sustentar duas ou três vezes o peso corporal. Eles aterrissam, rolam para frente e decolam do chão muitas vezes. Mas quando abusados ou negligenciados eles vão gritar. Para ajudar a cuidar dos pés aqui vão algumas dicas sobre os principais problemas que acontecem com eles.

fasciíte plantar é a queixa mais comum dos pés de corredores. É uma lesão que provoca dor no calcanhar ou no arco do pé e ocorre quando as fibras de tecido conjuntivo que percorrem a parte inferior do pé ficam inflamadas no local onde se unem ao osso do calcanhar. Os corredores que sofrem de fasciíte plantar muitas vezes têm músculos fracos nas pernas. Então experimente exercícios de musculação para fortalecer os dedos dos pés e a panturrilha.

tendinite no tendão de Aquiles ocorre quando este tendão é muito sobrecarregado. O tendão de Aquiles é muito forte e grosso, o suficiente para suportar uma grande carga e esforço. Porém, com o aumento súbito da distância no treinos, das subidas ou do tempo de treinamento, o tendão pode inflamar e causar tendinite. Sempre se alongue antes de correr para prevenir a tendinite.

torção no tornozelo também é um problemão para os corredores e precisa ser tratada corretamente para não persistir durante meses. Cuidados com mudanças de piso, com buracos e chuva devem ser tomados para evitar torções. Caso torça o tornozelo, pare de correr imediatamente e aplique gelo. Se preciso, procure um médico.

Estado dos pés ao final de uma maratona. (soundfromwayout/flickr)

Estado dos pés ao final de uma maratona. (soundfromwayout/flickr)

metatarsalgia é uma dor na parte superior do pé, nos cinco ossos que se chamam metatarsos. É preciso usar sapatos menos apertados no peito do pé para tentar evitar e prevenir essa lesão.

As unhas pretas são uma praga para os corredores de longa distância. Não manter as unhas cortadas pode ser uma das causas. Sapatos apertados também podem causar o problema.

pé de atleta é uma infecção por fungos que aparece onde há muita umidade e pode provocar coceiras, para prevenir é preciso usar meias secas e limpas, cremes e sprays para manter os pés secos.

Os calos e as bolhas surgem quando os pés recebem uma grande quantidade de força em um único ponto repetidas vezes.

Depois de uma longa corrida, ou mesmo de um treino, tome um bom banho, coloque hidratante nos pés, faça uma massagem e coloque-os pra cima para melhorar a circulação. Fazer compressas de gelo também é bom para os pés e ajuda a prevenir as dores nos pés.

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