Quem dita seu ritmo na maratona?

O ritmo na maratona deve ser treinado. Para manter um ritmo adequado, treine bastante e use a cabeça para guardar energia para o final.

por Everson Alves

Você sabe controlar o seu ritmo adequadamente em uma maratona?

Alguns atletas preparam a mente para correr os 32km e competir nos 10km seguintes. É claro que no começo você está mais disposto a correr do que ao final da prova, por isso os atletas mais experientes investem na técnica de preparação da mente para simplesmente correr no início e passar a competir apenas ao final da prova. Não dá para desperdiçar toda a energia no início, deve-se preservá-la para disparar nos últimos quilômetros alcançando uma boa classificação.

Atleta correndo no ritmo de maratona. (Isa Costa/CC)

Atleta correndo no ritmo de maratona. (Isa Costa/CC)

Sair correndo pra se separar da multidão talvez não seja a melhor coisa a fazer. Muitas vezes fazendo isso, o atleta já se cansa logo no início, pois chega a um ritmo que não estava acostumado no treino e não consegue chegar ao final da prova ou não chega à posição desejada.

O melhor a fazer é procurar um ritmo que se enquadre ao seu condicionamento, mesmo que tenha corrido um pouco mais na largada vá com mais calma no decorrer da prova e acelere quando chegar aos quilômetros finais. Assim quem estabelece o seu ritmo de prova é você mesmo, de acordo com seus treinos e com a sua preparação física e mental.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: