7 principais erros dos corredores

Evite os erros mais comuns na corrida e melhore seu desempenho durante as competições

por Everson Alves

Existem alguns erros comuns aos corredores que devem ser evitados, afinal de contas arrumar tempo e energia para treinar ou para competir é complicado, desperdiçá-los com erros que podem ser evitados não dá. O tempo e a energia destinados ao treino devem ser muito bem utilizados.

  1. O primeiro erro é não realizar exames periódicos, achar que a saúde está ótima e não ter um acompanhamento médico a cada 6 meses, ou ao menos, uma vez por ano.
  2. O segundo erro é não seguir o treinamento adequado. Alguns atletas não respeitam o ritmo, a quilometragem e os dias de descanso determinados pelo treinador. Isso pode prejudicar muito os corredores, porque cada treinamento é adequado ao organismo do atleta. Passando por cima da planilha de treino os atletas podem sofrer uma lesão, ter um desempenho ruim ou até mesmo ficar doentes.
  3. O terceiro erro é não respeitar o corpo, ao sentir dores os atletas devem diminuir o ritmo afinal sentir dores não é normal. Talvez seja preciso mudar o treino, diminuir o ritmo e até procurar um médico, caso as dores permaneçam.
  4. Competir demais é o quarto erro mais comum. Os atletas se esquecem que durante a competição atingem o ápice de desempenho e de esforço físico e acabam desgastando demais o organismo.
  5. O quinto erro é não se hidratar e nem se alimentar corretamente antes e durante a corrida. Se hidratar antes, durante e após a prova ou o treino é muito importante. A água é fundamental para manter o organismo funcionando corretamente. E o corpo desidratado pode trazer muitos prejuízos ao desempenho do atleta. A falta de alimentação adequada também prejudica o organismo. Nunca corra em jejum, por exemplo, porque o corpo precisa de energia para realizar a atividade.
  6. Utilizar calçados inadequados é o sexto erro. Hoje em dia existe uma variedade de calçados. Os corredores precisam se preocupar e comprar o calçado adequado para os seus pés. Um tênis errado pode causar desconforto ou uma baixa redução de impacto.
  7. O sétimo erro cometido pelos corredores é a ausência de descanso. Após os treinos intensos é preciso ter um dia de descanso ou de treino leve. Porque o corpo precisa se recuperar e assim o atleta vai melhorar o desempenho. Siga as recomendações para melhorar seu ritmo, sua saúde, enfim seu desempenho.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: