A prática de exercício melhora o sono

Uma vida com saúde começa com um sono adequado. A prática de exercícios físicos ajuda o corpo a ter um sono mais tranquilo.

por Everson Alves

Cada vez mais pessoas descobrem que fazer exercícios é bom pra a saúde, que eles ajudam a emagrecer e a evitar algumas doenças. O que nem todos sabem é que além de tudo isso o exercício é bom para o sono e ajuda quem tem insônia. Lembra quando éramos crianças corríamos muito e ao final do dia dormíamos como anjos? Isso acontecia graças a uma boa carga de exercícios, com os adultos não é diferente.

Quem dorme pouco pode ter uma demanda de trabalho muito grande, na empresa ou no caso dos adolescentes na escola, pode ter muitas preocupações, usar medicamentos, além disso, o estilo de vida interfere muito na qualidade do sono.

Exercício físico melhora sono. (peasap/flickr)

Exercício físico melhora sono. (peasap/flickr)

Um sono fragmentado é aquele de quantidade e qualidade inadequadas, ou seja, uma pessoa acostumada a dormir oito horas diárias, quando não consegue dormir por causa de um trabalho, passa a se sentir mal, fica irritada, desatenta, dentre outras coisas.  A insônia é um problema de saúde e como os outros, deve ser tratada. Mas, infelizmente, não existe uma fórmula que possa se adequar a todas as pessoas. Cada pessoa precisa de um tipo de tratamento.

Ultimamente ao invés de receitar remédio para pessoas com insônia os médicos receitam exercícios. Alguns casos, claro, precisam de indutores do sono, ansiolíticos ou antidepressivos. Mas fazer atividades físicas que liberam endorfina, como correr e nadar causam um bem estar fundamental para uma boa noite de sono.

Praticar uma atividade física adequada para o seu organismo ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade do sono, o individuo fica mais tempo na parte mais profunda do sono, recuperando o cansaço físico do corpo. Mas a pratica deve ser constante, no mínimo três vezes por semana, assim a pessoa se torna muito saudável.

A corrida é muito eficiente no combate o sono, mas correr muito perto da hora de dormir talvez não traga o mesmo resultado. A exaustão, treinar mais do que o corpo suporta, pode prejudicar o sono. E é durante o sono que o organismo se recupera. Para melhorar basta treinar um pouco menos, ou seja, diminuir a intensidade do treino e não treinar muito tarde.

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