Glossário Saúde e Atletismo Letra A

Acetilcolina

Acetilcolina é uma substância neurotransmissora presente na sinapse nervosa. É responsável pelo sistema nervoso autônomo parassimpático e assim é fundamental para a propagação do impulso nervoso, realizando a contração muscular.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Antigamente o derrame cerebral era chamado de AVC. O derrame é uma rápida perda das funções do cérebro causado por um distúrbio no suprimento de sangue para alguma área do cérebro.

Actina

Proteína encontrada em abundância nas células eucariotas. Com a miosina e o ATP, é responsável pelos movimentos musculares, segundo a Teoria do filamento deslizante.

Adoçante

Os adoçantes são substâncias criadas para substituir o sabor doce do açúcar nos alimentos. Nas últimas décadas, os adoçantes vêem sendo utilizados em dietas para emagrecimento e dietas especiais. Destaca-se o importante uso em pessoas diabéticas, porém deve-se ter acompanhamento médico devido à grande variedade de tipos de adoçantes. O Brasil é o país que mais consome adoçante no mundo.

Adrenalina

Hormônio liberado pelas glândulas suprarrenais. A adrenalina age com um neurotransmissor no sistema nervoso, deixando o organismo pronto para um esforço físico extremo. Alguns esportes radicais, situações de perigo eminente são situações onde ocorrerá grande circulação de adrenalina no corpo. Como a adrenalina prepara o corpo? Ela atua em diversas frentes: elevando batimentos cardíacos, contraindo os vasos sanguíneos, dilatando as pupilas, entre outros. Pessoas com problemas cardíacos devem evitar situações de estresse pois a grande liberação de adrenalina no sangue pode causar até a morte. Calcule sua frequência cardíaca máxima

Alimentos transgênicos

Alimentos que tiveram genes de outras espécies misturados a sua forma original. Nos últimos anos houve grande polêmica quanto ao seu uso. Esses alimentos podem ser modificados para diversos propósitos, aumentar nutrientes, resistência às pragas e herbicidas são alguns exemplos. Diversos estudos contra a utilização dos transgênicos indicam alergia humana, geração de alimentos tóxicos e grande preocupação com a polinização cruzada entre alimentos normais e transgênicos. O grande impasse é que o processo de desenvolvimento dos alimentos transgênicos ainda não pode ser totalmente controlada.

Alongamento estático

Lento movimento corporal geralmente de grande amplitude seguido de manutenção de posição da articulação em questão por um tempo. São realizados visando aumentar flexibilidade do atleta. A flexibilidade é vital para uma boa saúde, evitando lesões musculares, má postura e espasmos musculares.

Aminoácidos

São elementos constituintes da estrutura das proteínas e essenciais para o organismo humano. Obtidos pela alimentação e produzidos pelo próprio corpo, os aminoácidos são peça chave para fabricação de cerca de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas no organismo humano.

Anabolizantes

Os esteróides anabolizantes são drogas relacionadas ao hormônio masculino testosterona. Suas principais funções são promover o crescimento e a divisão celular. Com isso pode ser utilizado para tratar traumas ósseos e musculares, anemias e reposição hormonal. Devido à característica de hipertrofia muscular, vários praticantes de esportes fazem uso dessa droga para aumento da força e massa muscular.

Anemia

Redução significativa do nível de hemoglobina no sangue.

Anfetamina

Drogas estimulantes do sistema nervoso central. Seus efeitos podem ser comparados aos efeitos da adrenalina no cérebro, ou seja, aumento da velocidade de funcionamento de vários órgãos do corpo.

Antioxidantes

As célula durante o metabolismo podem produzir radicais livres. Essas substâncias são fonte de vários problemas para o organismo. O termo antioxidantes abrangem diversos nutrientes capazes de proteger as células dos radicais livres. Os mais conhecidos são vitaminas C e E, betacaroteno e flavonóides, encontrados em frutas, verduras, legumes e cereais em geral.

Aquecimento

Exercícios realizados antes de cada treino ou competição. O aquecimento é importante para aumento gradativo da flexibilidade e ritmo do seu corpo.

Arritmias

Termo genérico para alterações do ritmo normal dos batimentos cardíacos.

Artrite

Termo genérico para lesões e inflamações das articulações. Veja mais informações sobre artrose.

Artroscopia

Pequena intervenção cirúrgica nas articulações para tratar ou avaliar possíveis problemas ortopédicos.

ATP

Sigla em inglês para adenosina trifosfato. ATP é instrumento bioquímico para armazenagem e utilização de energia para todas contrações musculares. Calcula-se que um adulto produza 80 Kg de ATP por dia.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: